BRASIL – Prácticas Tratamiento Comunitario

Centro de escuta (Fortaleza)

Centro de escuta

PAÍS: Brasil

Ciudad: Fortaleza

Barrio/localidad: Centro/rua Assunção, 431

Organización: Grupo Espirita Casa da Sopa

Sitio web: grupoespiritacasadasopace.blogspot.com

Email: leonarsr@yahoo.com.br

Responsable/Director(a) de la organización: Leonardo Soares Rodrigues

Financia/Subvenciona: A prática é realizada por voluntários do Grupo Espirita Casa da Sopa, não tem financiamento governamental.

O centro da cidade de Fortaleza é um bairro comercial, por causa disso há um fluxo muito grande de pessoas em situação de rua.

Actores:

Alan, Emmanuel, Leonardo, Lígia, Marcelo, Janete, Bete, Gustavo, Toin.

Parceros: 

Katia, Bruno, Ezequiel, Anibal, Michel, Michele, Marta, Gloria, Priscila, Miares, André, Wagner, Silvana, Cacilvania, Jessilene, Jaqueline,Alexandre e outros.

Redes:

Viva centro (Paulo), Pastoral do povo de rua (Fernanda), Ponte de Encontro (Jardel), Pequeno Nazareno, Abrigo Sol Nascente, APTU (Argina), Hospital São José (Janete) e outros.

Breve descripción del proceso:

O centro de escuta funciona nos dias que a instituição abre as suas portas, tendo atendimento interno e na rua. Na casa os parceiros podem tomar banho, trocar roupas e outros serviços de assistência básica, recebem ajuda para montar pequeno negócio, assistência em saúde e participam do trabalho de orientação espiritual. Na rua a equipe se desloca em busca dos parceiros, orientando os mesmos na solução dos problemas.

Centro Comercial, com várias praças (Praça do Ferreira, Praça do Carno, Praça José de Alencar, Praça da Estação), pequenos quitinetes, locais de moradia: Oitão preto, Moura Brasil, Vila dos Mutantes e outros.

https://drive.google.com/open?id=1uzwD2cpKp6bgA8VSBgzFR_pBf_J9HbgW 

Skate Escola (Timon)

Skate Escola

PAÍS: Brasil

Ciudad: Timon

Barrio/localidad: Timon – MA

Organización: Associação Teresinense de Skate

Sitio web: 

Email: jamespivask8@hotmail.com

Responsable/Director(a) de la organización: James Soares Ferreira

Financia/Subvenciona: Não.

Crianças, jovens e adultos que, estando no Skate, são todos iguais.

Actores:

Crianças, jovens e adultos da Cidade de Teresina e de Timon (MA)

Parceros: 

Lojas de Artigos para Skate, Associação Fraternidade, Federação Piauiense de Skate

Redes:

Carla da Mata, Thyago, Ramiro, Mantovani

Breve descripción del proceso:

Atividades relacionadas ao esporte Skate nas diversas Quadras de Teresina e Timon, ações de vinculação e afeto, escuta sobretudo das crianças e jovens.

Pistas de Skate, Quadras abertas… locais onde muitos jovens se reúnem.

 

Videos:

Imágenes:

 

 

Tratamento comunitário através da educação entre pares (Recife)

Tratamento comunitário através da educação entre pares

 

PAÍS: Brasil

Ciudad: Recife

Barrio/localidad: Caranguejo/Tabaiares e Roda de Fogo

Organización: Grupo AdoleScER – Saúde, Educação e Cidadania

Sitio web: http://adolescer.org.br/

Email: grupoadolescer@adolescer.org.br

Responsable/Director(a) de la organización: Arturo Escobar

Financia/Subvenciona: Misereor, Caritas, Santa Infância e Wfd – Weltfriedensdienst e.V.

Comunidade de de Caranguejo/Tabaires e Roda de Fogo: atuação com adolescentes e jovens de 12 a 17 anos, moradores das comunidades em situação de vulnerabilidade social, com atuação no protagonismo juvenil de meninas e meninos, as comunidades são altamente violentas, com pouco acesso a moradia digna, com escolas de baixa qualidade, sem saneamento básico e abandono do estado e serviços públicos. alto índice de mortalidades da juventude negra através do alto envolvimento com o trafico de drogas.

Actores:

Grupo de lideres de opinião de 20 adolescentes e jovens cada grupo, mas outros atores envolvidos como lideranças comunitária.

Parceros: 

Biblioteca comunitária, postos de saudê, escolas publicas etc…

Redes:

Biblioteca comunitária, postos de saudê, escolas publicas, atores sociais da comunidade, familiares dos adolescentes e jovens lideres de opinião.

Breve descripción del proceso:

Formação com os adolescentes e jovens líderes de opinião, ações de multiplicação e ações de vinculação na escola e na comunidade, ações do fórum comunitário, atendimento através do centro de escuta para os casos da comunidade

A Comunidade de Caranguejo/Tabaiares está localizada entre os bairros da Ilha do Retiro e Afogados, região político administrativa 4 e 5 do Recife, uma área de 7,4 hectares às margens do Rio Capibaribe. Em 1910 tiveram início as primeiras ocupações da área de mangue com a chegada dos primeiros moradores/as, essa ocupação se ampliou a partir da década de 70, com a luta pela posse da terra, que contou principalmente com o apoio da Igreja Católica, através da paróquia Nossa Senhora dos Remédios. O nome Caranguejo está associado à quantidade de crustáceo que se encontravam nos manguezais e adentravam as casas em dias de chuva, já Tabaiares surge com o time de futebol local chamado de mesmo nome que ganhou fama na cidade.

Para quem transita na área, a comunidade não fica visível, por estar cercada de comércio e empreendimento. Fica numa área bem localizada, com proximidade de vias importantes, vasta infraestrutura urbana e de serviços nos arredores. Nas imediações da comunidade está localizado o Sport Clube do Recife (Ilha do Retiro), a Faculdade de Administração e Engenharia de Pernambuco (FCAP), o SEBRAE e vários serviços do ramo automobilístico, mas também famoso por seu polo médico, de grande importância para a economia do Recife.

A maioria das casas da comunidade possue pouca infraestrutura, muito próximas uma das outras com elevada taxa de ocupação do solo. As condições de moradia também são caracterizadas pela coexistência de duas ou mais famílias (coabitação); de um número insuficiente de cômodos para atender às necessidades da família; e por habitações sem saneamento. Apesar de muitas moradias de alvenaria, é comum a utilização de madeira, barro ou papelão, com algumas moradias erguidas sobre as águas (palafitas)

Apesar das dificuldades socioeconômicas e estruturais, a comunidade possui Posto de Saúde da Família, escolas, creches, Associação de Moradores e Biblioteca Comunitária; um Clube de Idosos; grupo percussivo de maracatu e capoeira. É na comunidade que está localizada a Ilha do Zeca, a última Ilha do Recife que ainda não tem construções. Com três campos de futebol, a ilha é um importante espaço de lazer da comunidade e de outras localidades circunvizinhas, onde alguns moradores desenvolvem trabalhos sociais. A comunidade também possui aproximadamente 30 viveiros de camarão, peixe e caranguejo que garantem a geração de trabalho e renda de praticamente 30% dos moradores.

A comunidade é uma das Zonas Especial de Interesse Social – ZEIS desde 1996 (Assentamentos habitacional, surgidos espontaneamente, existentes e consolidados, onde são estabelecidos normas urbanísticas especiais, no interesse social de promover a sua regularização jurídica e sua integração com a estrutura urbana), ou seja, o reconhecimento do Governo Municipal das precárias condições de habitação e infraestrutura urbana, problemas de meio ambiente, educação, saúde, trabalho e renda.A Comunidade de Roda de Fogo está localizada no bairro dos Torrões, Região Política Administrativa 4 do Recife. Foi fundada em 1987 a partir da ocupação de um área de 60 hectares pertencente ao governo federal. O nome da comunidade teve origem na própria resistência das moradoras e dos moradores que, durante a ocupação, espalhavam pneus em volta dos barreiros e tocavam fogo formando círculos de fogo. Algumas pessoas exclamavam que parecia uma roda de fogo, mesmo nome da novela transmitida pela rede Globo na época.

Roda de fogo

Atualmente, e depois de uma luta histórica de seus/suas moradores/as, a comunidade tem em torno de 40.000 (quarenta mil) habitantes, a maioria residindo em casas de alvenaria, em ruas asfaltadas, com serviços de água encanada e energia elétrica. Porém, bem em seu centro, está situado a comunidade Calcinha Preta, com casas pouco estruturadas de dois ou três cômodos e sem infra estrutura adequada.

A comunidade é atendida por uma linha de transporte público e por vários espaços comunitários (praças, quadra esportiva, escolas, creches, postos de saúde, delegacia). O comércio, bastante fortalecido, é uma das principais fontes de renda local, atende as necessidades da população com diversidade de gêneros alimentícios, setores de vestuários, eletroeletrônicos, e serviços de assistência técnica em geral.

No entanto, as condições de saneamento básico, iluminação pública, coleta de lixo e os altos índices de violência é o que mais chama atenção de forma negativa na comunidade. Toda ela é cortada por um canal que devia servir apenas para drenar águas usadas, porém, lixo, móveis velhos e esgoto o deixam com um aspecto feio, atraindo roedores e causando um grande mau cheiro.

Um precário serviço de iluminação pública, que facilita a criminalidade como furtos, assaltos, tráfico e consumo de drogas, além de outros problemas como a briga por território entre diferentes facções, aumenta a vulnerabilidade da comunidade, tornando a vida dos moradores e das moradoras um constante desfio.

Centro de Escuta (Teresina)

Centro de Escuta

PAÍS: Brasil

Ciudad: Teresina

Barrio/localidad: Vila Ferroviária

Organización: Associação Fraternidade

Sitio web: www.associacaofraternidade.org.br

Email: frater.amores@yahoo.com.br

Responsable/Director(a) de la organización: Afonso Vieira de Oliveira

Financia/Subvenciona: Esta prática é mantida 20% pelo Governo do Estado do Piauí através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, 10% pelo Programa Mesa Brasil do SESC e 70% pelas Redes Informais (Doadores, Associados, Comunidade)

Frequentam o Centro de Escuta pessoas em situação de rua da Cidade de Teresina, pessoas consumidoras de substâncias psicoativas do bairro Vila Ferroviária, arredores e em situação de rua, mulheres, jovens, adolescentes e crianças da Comunidade Vila Ferroviária e Arredores

Actores:

Equipe contratada (Assistente Social, Psicóloga, Monitor de Atividades, Auxiliar de Serviços Gerais), Equipe Operativa (moradores da Comunidade Vila Ferroviária), Voluntários.

Parceros: 

A Alguns parceiros formais importantes são a CENDROGAS, o SESC, o Rotary Club Teresina Piçarra, o Instituto FAR – Grupo Hinode, a SEMCASPI – Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas

Redes:

Mantemos uma Rede Operativa com pessoas da Comunidade que colaboram nas diversas atividades (colaboram na limpeza, na produção e distribuição dos lanches, nas festas, etc).

Breve descripción del proceso:

Realizamos muitas ações de vinculação (sopa na comunidade uma vez por semana; vários esportes para crianças e adolescentes (judô, skate, handball beach, futsal e ballet); atividades de escuta, acolhimento e cuidados com pessoas em situação de rua e/ou consumo de drogas e com as famílias em geral; atividades terapêuticas (acupuntura), articulação de Rede (RAISSS Brasil Nordeste) bem como oferecemos espaços para capacitação, trabalho e geração de renda (Sala Digital, Marcenaria).

A Vila Ferroviária está localizada na zona Central de Teresina. Já foi uma Favela, mas através de um Programa Vila Bairro que realizou obras de calçamento e saneamento, bem como ofereceu materiais para os moradores fazerem suas casas de material concreto. Desde 2003 tornou-se Vila Ferroviária. Possui 286 famílias com aproximadamente 1.300 pessoas. A grande maioria vive com renda mensal inferior ao Salário Mínimo, realizando trabalhos informais, chamados “bicos” ou dependendo de Programas do Governo Federal como o Bolsa Família. Temos várias Escolas nas proximidades, mas não temos Creches o que dificulta muitas mães trabalharem.

.

Videos:

Imágenes:

Resgatando Relações (Teresina)

Resgatando Relações

PAÍS: Brasil

Ciudad: Teresina

Barrio/localidad: São Cristóvão

Organización: Instituto Resgate

Sitio web:

Email: jannyaguiar@hotmail.com

Responsable/Director(a) de la organización: Janny Carmem Oliveira de Aguiar Costa

Financia/Subvenciona: Não tem um financiador. Conta com doadores.

Inicialmente pessoas em situações de rua para quem damos alimentos (quentinha), depois ampliou-se para Idosos, Famílias carentes, Crianças e adolescentes e animais.

Actores:

Amigos e pessoas voluntárias que foram conhecendo o Projeto

Parceros: 

Doadores Voluntários congregados através de um Grupo de Whatsapp, as Instituições da RAISSS Brasil Nordeste

Redes:

É o nosso forte…. relações de amizade que se transformam em Rede Operativa para fazer o bem para quem precisa.

Breve descripción del proceso:

Ações de articulação para conseguir as doações para o cuidado com pessoas em situação de rua, atividades de escuta e vinculação com as pessoas que vão receber o alimento.

Toda a Cidade de Teresina (PI) e Timon (MA), de acordo com as demandas através de Redes Sociais

.

Videos:

Imágenes:

Autonomia e Empoderamento de Pares (Teresina)

Autonomia e Empoderamento de Pares

PAÍS: Brasil

Ciudad: Teresina

Barrio/localidad: Primavera

Organización: Associação Homo Lobus

Sitio web:

Email: luizfilho2@gmail.com

Responsable/Director(a) de la organización: Luiz de Sousa Carvalho Filho

Financia/Subvenciona: Não tem um financiador

Usuários e Familiares do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial

Actores:

Usuários e Familiares do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial

Parceros: 

Marta Evelin (Terapeuta Ocupacional do CAPS AD), Ananias do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e a RAISSS Brasil Nordeste com todas as instituições participantes

Redes: 

Breve descripción del proceso: 

Assembleias dos usuários do CAPS AD e acolhimento de alguns usuários na casa de um dos membros da Associação

No Bairro tem a Associação das Mães dos Autistas que cedem o Espaço para a nossa Associação Homo Lobus realizar algumas atividades e tem também uma Igreja Evangélica que ofereceu também o seu Espaço. O território é marcado por intenso consumo abusivo de drogas, exclusão social.

.

Videos:

Imágenes:

 

Projetos de incentivo à adoção e de fortalecimento de vínculos e de acolhimento familiar provisório, junto a crianças, e adolescentes abrigadas (Teresina)

Projetos de incentivo à adoção e de fortalecimento de vínculos e de acolhimento familiar provisório, junto a crianças, e adolescentes abrigada

PAÍS: Brasil

Ciudad: Teresina

Barrio/localidad: Rua São Pedro-1841 Cento Sul

Organización: Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção

Sitio web: http://www.criapiaui.com.br/

Email: criapiaui@gmail.com

Responsable/Director(a) de la organización: Maria Francimelia Nogueira

Financia/Subvenciona: Tem parceria com o governo do estado que cedeu a casa em comodato e paga água e luz. E convênios eventuais a partir da provação de projetos.

Trabalhamos com crianças e adolescentes e suas famílias, a maioria composta por pessoa de baixa renda e com grande grau de conflito familiar.

Actores:

Abrigos, juizado, equipe técnicas e famílias

Parceros: 

Abrigos, juizado, estado e colaboradores financeiros ( pessoas físicas).

Redes: 

ANGAAD, Associação Nacional dos grupos de apoio à adoção; Rede Nacional da Primeira Infância.

Breve descripción del proceso: 

Retiramos as crianças dos abrigos e as colocamos em famílias provisórias, que após selecionadas e capacitas são acompanhadas pela equipe psicossocial.

.

Acolhida e Cuidados com Usuários de Drogas (Teresina)

Acolhida e Cuidados com Usuários de Drogas

PAÍS: Brasil

Ciudad: Teresina

Barrio/localidad: Aeroporto

Organización: Associação Terapêutica Nova Criatura

Sitio web: 

Email: fthais1701@gmail.com

Responsable/Director(a) de la organización: Joaquim Rodrigues de Lima

Financia/Subvenciona: Financiado em parte pela CENDROGAS – Coordenadoria Estadual de enfrentamento às Drogas e por Doações de Associados e Voluntários

Acolhemos homens com idade entre 18 até 60 anos, da Cidade de Teresina e de outras e até de outros Estados que procuram espontaneamente ou são encaminhados pela Cendrogas.

Actores:

Pessoas com consumo abusivo de drogas que buscam tratamento e/ou em situação de rua

Parceros: 

Cendrogas, Assembleia de Deus, Padaria, RAISSS Brasil Nordeste, Narcóticos Anônimos

Redes: 

Thais (Assistente Social), Juliana (técnica de enfermagem), Pedro (Educador Físico)

Breve descripción del proceso: 

É um tratamento residencial, por 6 meses, mas aberto no sentido de servir-se da Rede Local para participação e inclusão social, na saúde, educação, trabalho e lazer. Os residentes saem para algumas destas atividades e na Casa há escuta individual, Grupoterapias, momentos de espiritualidade, trabalho.

Território central, com vários pontos de acesso, com muitos recursos comunitários (UBS, Praças, Escolas)

.

Videos:

Imágenes:

 

 

Prácticas Tratamiento Comunitario